O ambientalismo não é o futuro, é o presente
O ser humano tem destruído os recursos naturais da Terra a um ritmo insustentável. As próximas gerações têm já o futuro hipotecado, antes mesmo de terem nascido.
Segundo o que têm noticiado vários meios de comunicação, o planeta Terra atingirá o seu ponto de não retorno em 2035. Isto significa que, se não forem tomadas medidas urgentes, o mundo sofrerá consequências irreversíveis.
Assim, cabe a todos atuarmos já se quisermos salvar o amanhã do nosso globo. Não se trata de uma questão para resolver daqui a alguns anos ou décadas. As medidas têm que ser implementadas, como se costuma dizer, para ontem.
O que podemos fazer?
Uma das ações que mais facilmente podemos pôr em prática, e que ajuda muito o planeta, é implementar a política dos três R’s. Esta estratégia consiste em Reduzir, Reciclar e Reutilizar todos os desperdícios.
A primeira parte diz respeito a reduzir todo o tipo de lixo, assim como qualquer tipo de consumos desnecessários. Assim conseguiremos diminuir em muito os detritos produzidos pelo Homem.
De seguida, devemos pensar em reutilizar. Todos os produtos que compramos deverão ser reutilizáveis, já que assim serão destruídos menos recursos naturais. Energia e matérias-primas serão salvas.
Por fim, caso não seja possível reutilizar, devemos então reciclar. Separar os produtos por categorias e depositá-los no devido ecoponto é um ato muito simples, mas que é muito importante.
Para além de repensarmos como proceder em relação aos resíduos, é também nossa responsabilidade reduzir o consumo de água. As reservas de água potável estão a diminuir a um ritmo preocupante e isso deve-se, em grande parte, ao descuido das pessoas em relação ao seu consumo.
Para ajudar pode tomar medidas simples como tomar duches rápidos, não deixar torneiras a pingar e desligar a água enquanto lava os dentes. Apesar de economizar pouca água de cada vez, ao fim de alguns dias terá conseguido poupar uma enorme quantidade.
Um dos fatores que mais contribuem para a poluição atmosférica são os milhões de veículos que diariamente viajam pelas ruas de todo o mundo. Os gases que estes libertam são extremamente prejudiciais para a natureza.
Assim sendo, procure ao máximo andar a pé, de bicicleta e em transportes públicos para diminuir a sua pegada carbónica.
Se desejamos manter o nosso planeta saudável temos de atuar já. Pequenos gestos no seu dia-a-dia podem ajudar muito as gerações futuras. Usar a internet para dissipar boas ideias é algo que podemos também fazer. Porém, se estiver em busca de um sítio para divertir-se no meio tempo, recomendamos que visite PortugalCasino.